terça-feira, 17 de março de 2009

VERDADE OU MENTIRA

Hoje me deu vontade de escrever sobre um tema um tanto quanto polêmico. Andei lendo alguns artigos sobre o assunto e consegui constatar o que eu já sabia mas que às vezes é tão bem colocado que parece que nem sabia.
Mas o fato é que todos nós conhecemos bem o tema; em primeiro lugar porque muitas vezes precisamos dele, não tem quem nunca tenha feito uso (uns para o bem, outros para o mal e ainda alguns sem motivo, simplesmente por fazer, e talvez porque seja a única coisa que certas pessoas sabem fazer... e essas são as pessoas dignas de dó.)
Mas vamos logo ao assunto: MENTIRA
Quem nunca mentiu? Simplesmente impossível encontrar esse alguém rsrs (Inclusive acabei de me lembrar de um fato engraçado ocorrido há alguns dias, onde eu menti e ainda pedi à minha mãe que mentisse também... ela ficou brava comigo, porque a fiz mentir rsrsrs mas foi uma mentirinha atoa... não prejudicou ninguém, aliás; talvez possa ter me prejudicado e ainda nem me dei conta disso. Talvez a gente pensa que é uma mentirinha atoa e pode se tornar um grande problema no futuro.)
Mas vamos definir o vocábulo MENTIRA
Assim diz o dicionário: afirmação contrária à verdade; falsidade; ficção; ilusão; juízo errado; indução em erro; persuasão falsa.
E agora, por que as pessoas mentem? Nas minhas leituras andei colhendo algumas palavras que vou transcrever aqui:
1. As pessoas mentem porque são covardes (esta é a mais pura verdade... inclusive a minha mentirinha que citei acima não passou de mera covardia...)
2. As pessoas mentem porque não têm coragem de se colocar diante das situações, admitir o que sentem. Preferem fingir que não é com eles, jogar o problema para longe, achar outros culpados. (Aí, a coisa é ainda mais grave. E esbarra num ponto chamado caráter. Ou a ausência dele, melhor dizendo. E como diversas pessoas aprendi com a vida que a falta de caráter é o maior defeito que uma pessoa pode ter.)
3. As pessoas mentem por falta de dignidade. (leiam só que pergunta ótima: Dignidade vende em farmácia??!!) Isto é hilário, muitas vezes penso que a pessoa que mente muito é doente...para algumas pessoas mentir virou vício; (e vício pra mim é sinônimo de doença; e a criatura passa a acreditar e viver a própria mentira, criando até um universo paralelo, onde ela sabe tudo e pode tudo. Fala sério! Chega a ser triste!) e isso é muito real, quem dera que a diginidade e o caráter fossem vendidos nas farmácias, quem sabe assim as pessoas se curariam?!
4. As pessoas mentem para não encarar a própria incapacidade. Falta firmeza e maturidade para se conhecer e se bancar ou se assumir. Quanta gente é assim...
Concluindo vai um conselho que estou tentando seguir:
Se identificar um mentiroso ou mentirosa de plantão, corra!!! Corra de verdade, com toda a sua força e sem olhar pra trás.

Um comentário:

  1. Xuxu, nunca vi um texto tão VERDADEIRO, acho q mtas pessoas devem ler, principalmete akelas q ñ tem o caráter e acham q são o dono da verdade, o rei da cocada preta (grandes coisas)!!!! rsrsrsrs... Liloca

    ResponderExcluir